domingo, 16 de setembro de 2012

NOTÍCIA DE 1º SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUADO, PESQUISADORES E LIDERANÇAS DA ATY GUASU GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL


1º SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUADO, PESQUISADORES E LIDERANÇAS DA ATY GUASU GUARANI E KAIOWÁ DO MATO GROSSO DO SUL.

OBJETIVO E JUSTIFICATIVA DESTE 1º SIMPÓSIO

Este primeiro Simpósio tem por objetivo principal apresentar e analisar pelos próprios atores indígenas as violências praticadas contra a vida dos indígenas nos territórios em conflito. Trata-se, nesse sentido, de descrever e socializar as violências diversas históricas praticadas contra a vida dos Guarani e Kaiowá no processo de reocupação e recuperação dos territórios tradicionais tekoha guasu Guarani e Kaiowá. Portanto, serão apresentadas neste 1º simpósio pelos próprios Guarani e Kaiowá idosos (as) as violências sofridas ao longo das décadas 60, 70, 90, 2000 e 2012, ou melhor, serão relatadas as violências pelas próprias vítimas que conviveram e ainda convivem neste contexto de violências variadas no sul do atual Estado do Mato Grosso do Sul. Dessa forma, as lideranças idosas e os pesquisadores Guarani e Kaiowá pretendem socializar em detalhes as formas que comunidades Guarani e Kaiowá foram expropriadas e expulsas de seus territórios a partir da atuação conjunta de fazendeiros e funcionários do primeiro órgão indigenista nacional. Ao longo da década 60, o conjunto dessas comunidades, na maioria das vezes, foi transferido e confinado para Reserva ou Posto Indígena do Serviço de Proteção aos Índios[1]  .

Como resultantes da luta e resistência indígenas às violências praticadas contra indígenas Guarani e Kaiowá serão apresentada a história e o processo de recuperação de duas dezenas territórios tradicionais já reconhecidos oficialmente pelo Estado Brasileiro, destacando as diferentes situações fundiárias (áreas já reconhecidas e áreas ainda em conflito/litígio).

Durante a noite do Simpósio será realizado os rituais religiosos, rezas e canto para bem viver e paz no Mundo em que será expressa uma concepção indígena bem específica e inteiramente desconhecida dos não indígenas, inclusive dos pesquisadores, antropólogos, historiadores, políticos, os fazendeiros e as autoridades das instituições do Estado brasileiro.

No decorrer deste Simpósio, pretendemos relatar aos pesquisadores e às autoridades participantes quais são as motivações que levaram e ainda levam os Guarani e Kaiowá a retornarem aos antigos territórios tradicionais de onde foram paulatinamente obrigados a sair. Além disso, desejamos destacar as iniciativas de articulação e luta árdua de lideranças e comunidades Guarani e Kaiowá para recuperar e retornar aos territórios antigos tekoha guasu. A reocupação e recuperação dos territórios antigos pelas comunidades indígenas começaram a despontar no final da década de 1970 e no início da década de 1980. As violências variadas, a ameaça de morte, sofrimento marcam a vida dessas lideranças e comunidades envolvidas na luta difícil pelos territórios antigos que também são desconhecidos pelos não indígenas, inclusive pelos pesquisadores, antropólogos, historiadores, políticos as autoridades das instituições do Estado brasileiro que lidam e trabalham com os indígenas Guarani e Kaiowá.

Por fim, os grandes rituais religiosos milenares – jeroky guasu – foram e são fundamentais para a vida Guarani e Kaiowá nos territórios tradicionais que também serão apresentadas ao longo deste 1º simpósio de pós-graduado, pesquisadores e lideranças da Aty Guasu Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul.

PÚBLICO ALVOS: PESQUISADORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, AUTORIDADES FEDERAIS, DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS, INDIGENISTAS E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS QUE TRABALHAM COM GUARANI E KAIOWÁ ENTRE OUTROS.

VAGAS ILIMITADAS

VALOR DA INSCRIÇÃO: 40 REAIS E/OU 10 KG DE ITENS DE ALIMENTOS/COMIDAS PARA AS COMUNIDADES GUARANI E KAIOWÁ DOS TERRITÓRIOS EM CONFLITO DO MS.
 INÍCIO DA INSCRIÇÃO: DE 16 A 22 DE SETEMBRO DE 2012.

ORGANIZADORES DO 1º SIMPÓSIO: PESQUISADORES (MESTRANDO E DOTOURANDO), LIDERANÇAS E CONSELHO DA ATY GUASU E GUARANI E KAIOWÁ.

COORDENADORES DESTE 1º SIMPÓSIO GUARANI E KAIOWÁ: MESTRE E DOUTORANDO, EQUIPE DA LÍDERANÇA DE ARROIO KORA E INTEGRANTE DA ARTICULAÇÃO NACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL (APIB).

PARA CONFIRMAR A PARTICIPAÇÃO DO 1º SIMPÓSIO: ENTRE EM CONTATO COM A EQUIPE DA COORDENAÇÃO DO 1º SIMPÓSIO, POR E-MAIL E POR ESTE FACEBOOK ATY GUASU E E-MAILS: tonicobenites2011@hotmail.com,eliseuguarani@bol.com.br, -izaquejoao@gmail.com

AGUARDAMOS UM APOIO VALIOSO, SOLIDARIEDADE A DISTÂNCIA E A PARTICIPAÇÃO DOS INTERESSADOS (AS) NO 1º SIMPÓSIO GUARANI E KAIOWÁ EM TERRITÓRIO INDÍGENA.

DATA DE REALIZAÇÃO: ENTRE OS DIAS 20 E 22 DE SETEMBRO DE 2012.

LOCAL DO 1º SIMPÓSIO: O TERRITÓRIO TRADICIONAL ARROIO KORA-PARANHOS- MS.

PROGRAMAÇÃO DO 1º SIMPÓSIO DE GUARANI E KAIOWÁ MENCIONADO

20/09/2012- 8:00H A 10:00H ABERTURA: A MESA REDONDA DE AUTORIDADES RELIGIOSAS INDÍGENAS GUARANI E KAIOWÁ E CONSELHO DA ATY GUASU. NARRANDO AS FORMAS DE SAÍDA/EXPULSÃO DOS TERRITÓRIOS ANTIGOS NA DECADA 60 E 70, NA SEQUENCIA A VIDA INSTAVÉL E MÍSERA NAS RESERVAS/ALDEIAS DO SERVIÇO DE PREOTEÇÃO AOS ÍNDIOS. UM DOS MOTIVOS DE RETORNO AO TERRITÓRIO ANTIGO TEKOHA GUASU

10:00 A 12:00 PALESTRAS DE VÁRIOS PESQUISADORES E MESTRES GUARANI E KAIOWÁ: OS SIGNIFICADO VITAIS DOS TERRITÓRIOS TRADICIONAIS NA VISÃO E TRADIÇÃO DO GUARANI E KAIOWÁ. O “SIGNIFICADOS DE LUTAR E MORRER PELA TERRA, MATAR JAMAIS”.

TARDE:

13:30 A 17:30- MESA REDONDA DE HOMENS, MULHERES E JOVENS GUARANI E KAIOWÁ SOBRE AS VIOLÊNCIAS HISTÓRICAS PRATICADAS CONTRA A VIDA GUARANI E KAIOWÁ EM TODOS OS TERRITÓRIOS REOCUPADOS.

DESTACANDO A LUTA ÁRDUA PARA SOBREVIVER EM TERRITÓRIO EM CONFLITO CERCADO PELAS PESSOAS “BRANCAS” KARAI ARMADAS DAS FAZENDAS.

21/09/2012-8:00 H A 12:00 -MESA REDONDA DA EQUIPE JURÍDICA DA ATY GUASU, AS DIFICULDADES DE SE EFETIVAR OS DIREITOS INDÍGENAS JÁ GARANTIDOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E NA OIT (169) EM TERRITÓRIOS EM CONFLITO, ABRANGENDO A ÁREAS D EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, SAÚDE, SEGURANÇA, ETC. - E AMEAÇA DE MORTE DE LIDERANÇAS DA ATY GUASU POR LUTAREM PELA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS INDÍGENAS.

TARDE: 13:00 A 17:30- MESA REDONDA DE HOMENS, MULHERES JOVENS INDÍGENAS QUE REOCUPARAM OS TERRITÓRIOS ANTIGOS E VIRAM O ATAQUE E MORTE DE SUAS LIDERANÇAS, NARRANDO EM DETALHES A FORMA DE ATAQUE CRUEL DOS PISTOLEIROS E TRAUMA DEIXADA NOS MEMBROS JOVENS GUARANI E KAIOWÁ.

22/09/2012-8:00 A 12:00- MESA REDONDA DE HOMENS, MULHERES E JOVENS QUE SOFRERAM DIRETAMENTE AS VIOLÊNCIAS VARIADAS, TAIS COMO: FERIMENTO A TIROS, ESPANCAMENTO E TORTURA, SEQUELA DEIXADA NA VIDA DAS VÍTIMAS.

TARDE: 13:30 A 17:30-MESA REDONDA DE HOMENS, MULHERES E JOVENS INDÍGENAS QUE PERDERAM O PAI, MÃE E AVÔS NOS CONFLITOS PELOS TERRITORIOS- LISTAS DE LIDERANÇAS GUARANI E KAIOWÁ ASSASSINADAS PELOS PISTOLEIROS DAS FAZENDAS DO CONE SUL DE MATO GROSSO DO SUL.

ENCERRAMENTO E ENCAMINHAMENTO
OBS: TODOS OS PARTICIPANTES RECEBERÃO O CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.

[1]   Entre 1915 e 1928 foram criados oito P.I.s no atual estado do Mato Grosso do Sul entre os Guarani e os Kaiowá. São eles os P.I.s de Dourados; Caarapó; Pirajuí, Sassoró; Porto Lindo; Taquapiri; Limão Verde; Amambai.

0 comentários:

Postar um comentário